Meia Lua InteiraCom certeza você já deve ter ouvido essa música alguma vez. Hoje vamos ouvi-la e descobrir o que ela quer dizer e sua tradução. Essa música,foi uma das primeiras do músico, compositor, produtor e percussionista brasileiro Antônio Carlos Santos de Freitas, mais conhecido como Carlinhos Brown. A canção, de enorme alegria sonora e rítmica, foi lançada primeiramente no álbum Estrangeiro, em 1989, do inigualável músico, produtor, arranjador e escritor brasileiro Caetano Emanuel Viana Teles Veloso e foi incluída na trilha sonora da novela Tieta, livremente inspirada no romance Tieta do Agreste, do genial escritor brasileiro Jorge Leal Amado de Faria (1912 - 2001). Afinal, qual o sentido que tem essa música e ela quer dizer traduzindo a sua letra. Vamos analisar seus verso, e descobriremos muitas curiosidades sobre ela.
Meia Lua Inteira
Meia Lua Inteira sopapo
Na cara do fraco
Estrangeiro gozador
Cocar de coqueiro baixo
Quando engano se enganou
Como já dissemos meia lua inteira é um golpe
utilizado na capoeira
Cocar de coqueiro baixo (Outro golpe utilizado na
capoeira)
Quando engano se enganou (possível
alusão ao jogo de capoeira, à malandragem ou à ginga).
São dim, dão, dão
São Bento
Grande homem de movimento
Martelo do tribunal
Sumiu na mata adentro
Foi pego sem documento
No terreiro regional
“São dim dom dão” (referência a toques ritmados bastante
conhecidos da capoeira, como os toques de Angola ou São Bento);
São Bento” (considerado protetor da arte);
“grande homem de movimento” (o jogador de
capoeira);
“martelo” (outro golpe da luta);
“martelo do tribunal” (alusão à época de ilegalidade da
capoeira);
“sumiu na mata adentro” (possível menção a antigos
integrantes de quilombolas, possíveis praticantes desta arte marcial);
“pego sem documento” (somente em 1940 a capoeira deixou
de ser ilegal);
“regional” (um estilo de capoeira);
Uera rá rá rá
Uera rá rá rá
Terça-Feira
Capoeira rá rá rá
Tô no pé de onde der
Rá rá rá rá
Verdadeiro rá rá rá
Derradeiro rá rá rá
Não me impede de cantar
Rá rá rá rá
Tô no pé de onde der
Rá rá rá rá
“terça-feira” ( refere- ao dia
de Ogum, orixá guerreiro, também considerado patrono da capoeira);
“Bimba berimba” (homenagem ao Mestre Bimba, fundador da primeira academia de
capoeira em 1937, e um diminutivo de berimbau);
“taco de arame cabaça barriga” (partes do berimbau).
Bimba birimba a mim que diga
Taco de arame, cabaça, barriga,
São dim, dão, dão São Bento
Grande homem de movimento
Nunca foi um marginal
Sumiu na praça a tempo
Caminhando contra o vento
Sobre a prata capital
“Bimba” foi discípulo do grande mestre Pastinha
considerado o pai da Angola no Brasil. Bimba
introduziu outros elementos na capoeira Angola, tais como o maculelê, e assim
criou o estilo de capoeira regional da Bahia que tem função mais aguerrida
voltada para defesa e o ataque.
“O grande homem” a que é referido na música, fica
claro que seria a figura do revolucionário da capoeira que resistia e
contrariava a lei de proibição de sua prática.
“Sumiu na mata adentro, foi pego sem documento em
terreiro regional”,
“Berimba,
cabaça são elementos que compõem o berimbau, usados na capoeira
Destaca-se também a origem tupi da palavra, kapu’era, composta pelos termos ka’a (“mata”) e pûera (“que foi”), que se refere às áreas de mata rasteira, bastante repetido em algumasversões do convidativo refrão “poeira ra ra ra”. Logo, é notável que se cante m tupi em boa parte da música! De toda sorte, provavelmente deve(m) haver outra(s) explicação(ões) a respeito de como uma meia-lua pode se tornar
inteira.
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