quinta-feira, 4 de março de 2021

Interpretação de músicas. Meia Lua Inteira- Caetano Veloso.

Com certeza você já deve ter ouvido essa música alguma vez. Hoje vamos ouvi-la e descobrir o que ela quer dizer e sua tradução. Essa música,foi uma das primeiras do músico, compositor, produtor e percussionista brasileiro Antônio Carlos Santos de Freitas, mais conhecido como Carlinhos Brown. A canção, de enorme alegria sonora e rítmica, foi lançada primeiramente no álbum Estrangeiro, em 1989, do inigualável músico, produtor, arranjador e escritor brasileiro Caetano Emanuel Viana Teles Veloso e foi incluída na trilha sonora da novela Tieta, livremente inspirada no romance Tieta do Agreste, do genial escritor brasileiro Jorge Leal Amado de Faria (1912 - 2001). Afinal, qual o sentido que tem essa música e ela quer dizer traduzindo a sua letra. Vamos  analisar seus verso, e descobriremos muitas curiosidades sobre ela.

                                                               Meia Lua Inteira
Caetano Veloso



                             Meia Lua Inteira 


Meia Lua Inteira sopapo
Na cara do fraco
Estrangeiro gozador
Cocar de coqueiro baixo
Quando engano se enganou

 

Como já dissemos meia lua inteira é um golpe utilizado na capoeira   

Cocar de coqueiro baixo (Outro golpe utilizado na capoeira)

Quando engano se enganou (possível alusão ao jogo de capoeira, à malandragem ou à ginga).

 

São dim, dão, dão
São Bento
Grande homem de movimento
Martelo do tribunal
Sumiu na mata adentro
Foi pego sem documento
No terreiro regional

 

 

“São dim dom dão” (referência a toques ritmados bastante conhecidos da capoeira, como os toques de Angola ou São Bento); 

São Bento” (considerado protetor da arte); 

“grande homem de movimento” (o jogador de capoeira); 

“martelo” (outro golpe da luta); 

“martelo do tribunal” (alusão à época de ilegalidade da capoeira); 

“sumiu na mata adentro” (possível menção a antigos integrantes de quilombolas, possíveis praticantes desta arte marcial); 

“pego sem documento” (somente em 1940 a capoeira deixou de ser ilegal); 

“regional” (um estilo de capoeira);

 

Uera rá rá rá
Uera rá rá rá
Terça-Feira
Capoeira rá rá rá
Tô no pé de onde der
Rá rá rá rá
Verdadeiro rá rá rá
Derradeiro rá rá rá
Não me impede de cantar
Rá rá rá rá
Tô no pé de onde der
Rá rá rá rá

“terça-feira” ( refere- ao dia de Ogum, orixá guerreiro, também considerado patrono da capoeira); 
“Bimba berimba” (homenagem ao Mestre Bimba, fundador da primeira academia de capoeira em 1937, e um diminutivo de berimbau);
“taco de arame cabaça barriga” (partes do berimbau).

 

Bimba birimba a mim que diga

Taco de arame, cabaça, barriga,

São dim, dão, dão São Bento

Grande homem de movimento

Nunca foi um marginal

Sumiu na praça a tempo

Caminhando contra o vento

Sobre a prata capital

 

“Bimba” foi discípulo do grande mestre Pastinha considerado o pai da Angola no Brasil.   Bimba  introduziu outros elementos na capoeira Angola, tais como o maculelê, e assim criou o estilo de capoeira regional da Bahia que tem função mais aguerrida voltada para defesa e o ataque.

 “O grande homem” a que é referido na música, fica claro que seria a figura do revolucionário da capoeira que resistia e contrariava a lei de proibição de sua prática.

“Sumiu na mata adentro, foi pego sem documento em terreiro regional”, sendo assim que, esses libertários conseguiam fugir da polícia, entrando nos esconderijos das matas e se refugiando nos Terreiros de Candomblé, que também muitas vezes sofriam perseguição por praticarem o culto aos Orixás.

Berimba, cabaça são elementos que compõem o berimbau, usados na capoeira

Destaca-se também a origem tupi da palavra, kapu’era, composta pelos termos ka’a (“mata”) e pûera (“que foi”), que se refere às áreas de mata rasteira, bastante repetido em algumasversões do convidativo refrão “poeira ra ra ra”. Logo, é notável que se cante m tupi em boa parte da música! De toda sorte, provavelmente deve(m) haver outra(s) explicação(ões) a respeito de como uma meia-lua pode se tornar inteira.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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